Domingo, 30 de Janeiro de 2011

A nossa encantadora Natureza 18 – Osga-comum (Tarentola mauritanica) - por Andreia Dias

“Entrei em casa, e lá estava “uma” a olhar para mim em posição… pronta a atacar-me, a saltar e morder-me! Agarrei na vassoura e zás! Mas parecia de borracha e tive que lhe fazer uma perseguição… mas depois de uns valentes açoites, … matei-a!”

 

Quantas vezes já ouvimos isto? E haverá certamente quem esteja a ler este texto e já o tenha feito…

Estas pobres coitadas, que parecem uns crocodilos em miniatura ou um parente próximo de um dinossáurio, não fazem mal a ninguém. Mais uma vez, perduram os mitos sobre este tipo de animais, que não têm culpa nenhuma de terem nascido em corpos menos apelativos aos humanos. As osgas não são venenosas, não provocam doenças de pele e não são peçonhentas. Não são, não são, não são! São sim, um maravilhoso insecticida, chegando a comer 20 mosquitos por hora.

 

 

 

 

Desde que nasci que me habituei a vê-las nas férias de Verão, do Algarve. Fazia a viagem desde o Norte a pensar “será que este ano estão lá?”. Todas as noites as contabilizava e tentava perceber os seus laços familiares. Todas tinham um nome e sempre sonhava conseguir ver uma a comer um insecto. Num Verão, alguém passou no corredor exterior da casa e chacinou umas quantas…, encontrei cabeças e patas… senti-me tão impotente… resolvi fazer uns cartazes de sensibilização e espalhar pelo corredor. Quando reproduzi os cartazes numa gráfica, a senhora que os imprimiu, entregou-me o trabalho sustentando-o por uma pontinha do papel e com ar de nojo… a partir daí, fiquei conhecida como a “menina das osgas” e nunca mais necessitei deixar o meu nome nos trabalhos que solicitava.

 

Com ou sem ajuda dos meus cartazes, a “minha” comunidade de osguinhas sobreviveu e continua por lá.

 

Em Portugal, existem 2 espécies de osgas: a osga-comum (Tarentola mauritanica) e a osga-turca (Hemidactylus turcicus). Não é fácil distingui-las e além de outras características, em grosso modo, a osga-comum é maior e mais clara. A osga-turca ocorre apenas no Algarve (zona litoral e vale do rio Guadiana, região interior do Alentejo e pequenos núcleos isolados na região de Èvora. A osga-comum, habita o Sul da Europa, várias ilhas mediterrânicas e o Norte de África (de Marrocos ao Egipto). Em Portugal, é mais abundante do que a osga-turca.

 

Reproduz-se em duas épocas (Março a Abril e Junho a Julho), sendo cada postura constituída em média, por 2 ovos, depositados em fendas ou debaixo de pedras. Por vezes, várias fêmeas colocam os ovos no mesmo local e a incubação dura entre 40 dias a 3 meses.

 

Consoante o local, hibernam de Novembro/Dezembro a Março. Apresentam actividade crepuscular e nocturna. São muito conspícuas, podendo ser facilmente observadas nas paredes de casas ou em muros. Procuram lâmpadas acesas, pelo facto das luzes atraírem muitos insectos dos quais se alimentam. A sua alimentação é baseada essencialmente em insectos e aranhas.

 

A sua capacidade de se manterem em superfícies verticais e andarem no tecto de cabeça para baixo, não se deve a ventosas ou a superfícies pegajosas, mas a imensas micropilosidades (nanoestruturas) que possuem nas lamelas das patas que funcionam como um velcro. Inspirada nestas estruturas, uma equipa de cientistas norte-americanos (incluindo um português), criou um adesivo biodegradável e biocompatível, que poderá ser utilizado em intervenções cirúrgicas. O adesivo continua a ser desenvolvido, mas espera-se que esteja disponível no mercado dentro de 2-3 anos.

 

Curiosidades: Quando se sente em perigo perde a cauda, mas tem a capacidade de a regenerar. Porém, a cauda regenerada é mais lisa e curta e nunca recupera a cor original. Quando capturadas, emitem sons bem audíveis, os mesmos que utilizam para comunicarem entre si.

 

.

publicado por Carlos Loures às 11:00
link | favorito
57 comentários:
De Daniela Gonçalves Silvestre a 24 de Junho de 2015
Boa tarde tenho andado em busca de algo que me afugente a família de 5 osgas que eu tenho vivendo em meu quintal, mas até agora só vejo gente dizendo que elas fazem bem e para as deixar ficar. Eu não as quero matar, simplesmente as quero fora do quintal, e de vez... Porque tenho 3 lindos filhos de 1, 2 e 4 anos, que adoram brincar no quintal, mas que graças a elas eu tento mantê-los dentro de casa e ando sempre com portas e janelas fechadas para que as bichanas não me entrem para dentro de casa. E acho que já começa a ser uma treta, os meus filhos não devem pagar pelo facto de elas se fazerem de convidadas no espaço que é deles... é que ainda por cima as maganas adoram passear pela casinha de brincar dos miudos.
Se alguém souber de algo que me ajude a afugenta-las eu agradecia. É porque senão eu terei de começar com a exterminação.
De Rui Carlos da Assunção Santos a 22 de Junho de 2016
Olha Daniela, acho que estás a ser ignorante, elas não têm qualquer veneno nem são prejudiciais para a saúde, até ajudam porque comem mosquitos e aranhas que podem passar doenças...
Aprende a viver com a natureza porque quando a casa foi feita de certo as Osgas já aí viviam...
De Haroldo a 29 de Agosto de 2016
São animaizinhos inofensivos que comem as pragas mantendo o ambiente saudável. Deixe que procriem e aumentem a população. Pode pegá-las na mão, não causam nenhum mal.
De Rui Carlos da Assunção Santos a 22 de Junho de 2016
Moro na Marinha Grande perto de Leiria numa casa de campo que divido com inúmeros animais onde muitos deles são Osgas. Todos os Verões aparecem mais umas quantas mais pequenas que passado algum tempo desaparecem, mas tenho um casal que habita permanentemente o forro da minha casa que é de madeira. Para mim é uma bênção que tantos bichos tenham escolhido a minha casa para viverem, eles sabem que são bem vindos e que estão seguros. Desde sapos e cobras no meu quintal a Osgas e lagartixas no meu forro. Estão todos protegidos até dos cães que aprenderam a viver com tanta bicharada...
De Nuno a 14 de Janeiro de 2017
Obrigado pela Partilha Andreia ;) Bom Trabalho
De Teresa Afonso a 11 de Fevereiro de 2017



Para a sua atenção
Mais preocupação por seus problemas financeiros ... Finalmente alívio
Eu consegui obter um empréstimo de 130.000 € através deste fórum que me colocou em contato com uma pessoa privada que sabia como me satisfazer num curto espaço de tempo. Caso contrário, você ficou desapontado ou você está precisando de um crédito, um empréstimo ou se você é proibido bancário, entre em contato com o credor particular verdadeiramente reconhecido no campo.
Faz sérios e honestos empréstimos
Ps: Entre em contato com ele agora se você está interessado em ser satisfeito e voltar a testemunhar:hwrdchristopher@gmail.com
De Rodrigues Marques a 11 de Fevereiro de 2017

Recebi um empréstimo de um credores excepcionais, honestos e sérios
Juro-te em nome de Deus foi graças a ele que eu tinha o meu empréstimo de 85.000 € Fiquei tão surpreso que eu não podia sequer imaginar que ainda existem credores honesto real na internet. Enviá-lo para me para fazer uma única despesa que eu tenho que pagar para o seu banco antes de tomar a razão de empréstimo por isso que eu decidir fazer o seu testemunho para o que ele faz para mim
Se você está na necessidade de empréstimo n por favor contacte-o por correio : hwrdchristopher@gmail.com
De Marta a 7 de Outubro de 2017
Dude, if you were trying to sound portuguese let me just say you did a crappy job... xD
Also, you realize this is a post about geckos, right?
Best of luck!
De helena Vieira a 22 de Abril de 2017
Aí meu Deus eu tenho um pavor a esses bichos! Un dia estava sentada na sanita, olhei em frente uma janela estava aberta,havia um grande espelho no muro à minha esquerda,e la, pour traz 2 énormes!!! Era à primeira vez que via tal bicho!!! Fiquei paralizada por completo.foi horrivel! Depois disso continuo a viver no veräo no Algarve e mentalizei-me com elas mas proibiçao d'entrar en casa!
De Marta Silva a 7 de Outubro de 2017
Olá Andreia!
Sei que esta publicação já é antiga. Deparei-me agora com uma osga bebe na minha marquise, e vim pesquisar o que comiam, a ver se conseguia ajudar. Sempre gostei muito de osgas, também dei nomes às da minha casa quando era pequena hehe.
Alguma coisa que possa fazer para o bicho se sentir bem vindo? Ou nem por isso?
Obrigada
De Jotap a 5 de Julho de 2019
Tivemos um encontro com uma "Tarentola Mauritanica" agora mesmo na torça da minha porta..... meu deus... a mulher e a filha entravam em casa quando depararam com o reptil !!
Fui chamado ao local e....retirei o bichinho e fui deitar ao quintal..aahahh
Depois vim á net pesquisar e encontrei esta maravilhosa história...
Menina da Osga, esta ficou a salvo.
Praia da Luz, 5 de julho de 2019
Familia Nogueira
Serra da Estrela
De maiema a 14 de Agosto de 2019
Para todas as suas necessidades de financiamento para realizar seus projetos, estou à sua disposição.
Email: ponudanapraviti@gmail.com
Whatsapp número: +351 963 144 341
obrigado
De Anónimo a 31 de Agosto de 2019
Hoje entrou uma para o meu roupeiro e não a consigo encontrar.😢😢

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links