Domingo, 30 de Janeiro de 2011

A nossa encantadora Natureza 18 – Osga-comum (Tarentola mauritanica) - por Andreia Dias

“Entrei em casa, e lá estava “uma” a olhar para mim em posição… pronta a atacar-me, a saltar e morder-me! Agarrei na vassoura e zás! Mas parecia de borracha e tive que lhe fazer uma perseguição… mas depois de uns valentes açoites, … matei-a!”

 

Quantas vezes já ouvimos isto? E haverá certamente quem esteja a ler este texto e já o tenha feito…

Estas pobres coitadas, que parecem uns crocodilos em miniatura ou um parente próximo de um dinossáurio, não fazem mal a ninguém. Mais uma vez, perduram os mitos sobre este tipo de animais, que não têm culpa nenhuma de terem nascido em corpos menos apelativos aos humanos. As osgas não são venenosas, não provocam doenças de pele e não são peçonhentas. Não são, não são, não são! São sim, um maravilhoso insecticida, chegando a comer 20 mosquitos por hora.

 

 

 

 

Desde que nasci que me habituei a vê-las nas férias de Verão, do Algarve. Fazia a viagem desde o Norte a pensar “será que este ano estão lá?”. Todas as noites as contabilizava e tentava perceber os seus laços familiares. Todas tinham um nome e sempre sonhava conseguir ver uma a comer um insecto. Num Verão, alguém passou no corredor exterior da casa e chacinou umas quantas…, encontrei cabeças e patas… senti-me tão impotente… resolvi fazer uns cartazes de sensibilização e espalhar pelo corredor. Quando reproduzi os cartazes numa gráfica, a senhora que os imprimiu, entregou-me o trabalho sustentando-o por uma pontinha do papel e com ar de nojo… a partir daí, fiquei conhecida como a “menina das osgas” e nunca mais necessitei deixar o meu nome nos trabalhos que solicitava.

 

Com ou sem ajuda dos meus cartazes, a “minha” comunidade de osguinhas sobreviveu e continua por lá.

 

Em Portugal, existem 2 espécies de osgas: a osga-comum (Tarentola mauritanica) e a osga-turca (Hemidactylus turcicus). Não é fácil distingui-las e além de outras características, em grosso modo, a osga-comum é maior e mais clara. A osga-turca ocorre apenas no Algarve (zona litoral e vale do rio Guadiana, região interior do Alentejo e pequenos núcleos isolados na região de Èvora. A osga-comum, habita o Sul da Europa, várias ilhas mediterrânicas e o Norte de África (de Marrocos ao Egipto). Em Portugal, é mais abundante do que a osga-turca.

 

Reproduz-se em duas épocas (Março a Abril e Junho a Julho), sendo cada postura constituída em média, por 2 ovos, depositados em fendas ou debaixo de pedras. Por vezes, várias fêmeas colocam os ovos no mesmo local e a incubação dura entre 40 dias a 3 meses.

 

Consoante o local, hibernam de Novembro/Dezembro a Março. Apresentam actividade crepuscular e nocturna. São muito conspícuas, podendo ser facilmente observadas nas paredes de casas ou em muros. Procuram lâmpadas acesas, pelo facto das luzes atraírem muitos insectos dos quais se alimentam. A sua alimentação é baseada essencialmente em insectos e aranhas.

 

A sua capacidade de se manterem em superfícies verticais e andarem no tecto de cabeça para baixo, não se deve a ventosas ou a superfícies pegajosas, mas a imensas micropilosidades (nanoestruturas) que possuem nas lamelas das patas que funcionam como um velcro. Inspirada nestas estruturas, uma equipa de cientistas norte-americanos (incluindo um português), criou um adesivo biodegradável e biocompatível, que poderá ser utilizado em intervenções cirúrgicas. O adesivo continua a ser desenvolvido, mas espera-se que esteja disponível no mercado dentro de 2-3 anos.

 

Curiosidades: Quando se sente em perigo perde a cauda, mas tem a capacidade de a regenerar. Porém, a cauda regenerada é mais lisa e curta e nunca recupera a cor original. Quando capturadas, emitem sons bem audíveis, os mesmos que utilizam para comunicarem entre si.

 

.

publicado por Carlos Loures às 11:00
link | favorito
57 comentários:
De Alexandra santos a 30 de Junho de 2013
Bom dia

Tenho uma osga aqui em casa ( penso que é uma osga) só a vi uma vez faz uns 3 dias... Mas ela já anda por cá há mais dias, pois lembro-me de há 1 semana mais ou menos ter tido a impressão de ver qualquer coisa na parede a mexer, mas como estava de luz apagada, não vi bem, e quando liguei a luz já não vi nada, hoje sei que era ela!! Na altura pensei que tivesse visto mal e fossem sombras do filme que estava a ver na TV.
Ela no dia em que a vi, fugiu para baixo de um móvel , móvel esse pesadíssimo e impossível de eu mexer nele.
A minha grande questão é: eu não me sinto muito confortável de a ter aqui em casa, ando a dormir com um olho aberto e outro fechado. Quero portanto a tirar daqui para fora, como faço para a atrair para algum sitio e a apanhar?? Quero referir que conscientemente não me sinto muito confortável em estar numa divisão de luz apagada á espera da menina. Quando vou dormir tenho deixado a luz da cozinha acesa ligada na esperança que ele se entretenha lá durante a noite e me deixe sozinha aqui no quarto. Esta noite passei cerca de 2h do lado de fora da casa, liguei uma lanterna numa janela ( pk li no outro dia num site qualquer que elas são atraídas pela luz) na esperança que a minha indesejada inquilina saísse por vontade própria , mas acabei por desistir da ideia, sei que deveria de ter ficado do lado de dentro, pois caso ela se aproximasse da janela seria uma óptima oportunidade para eu com uma vassoura por exemplo a enxotar lá para fora, mas escolhi ficar do lado de fora á espera que ela se voluntariasse a sair com medo da luz atrair outra e passaria a ter 2 em vez de 1 só.
Outra questão que tenho... Elas não são venenosas? É que ando meia constipada e como tal tenho acordado por vezes e dou conta que estou a dormir com a boca aberta ( tenho o nariz entupido) não há o perigo de ela se vir aqui meter onde não deve?? A ideia de lhe dar uma dentada não me agrada minimamente, e muito menos me agrada a ideia de me dar a travadinha com veneno da pele dela ( embora já li em mais sites que não são, mas se me puder confirmar para eu ficar mais descansada agradeço muito).
Qual é o tamanho que uma osga pode ter?? Estou farta de pesquisar na net , e todos dizem que são relativamente pequenas , esta que eu vi aqui em casa, eu n vi muito bem, pois só a vi uma vez e foi numa questão de segundo, mas a bicha era enormeeeeeeeeeee , sem exagero tinha uns 20-25 cm.
Como são os ovos da osga???É que segundo o que diz está na altura delas meterem os ovos, e se eu tenho uma fêmea cá em casa???? E que quando a meter daqui para fora, vou fazer uma busca minuciosa a ver se encontro algum ovo, não vá eu daqui a uns meses não ter 1 mas ter um batalhão delas aqui a passear pela casa!
Falei com um amigo meu e ele disse que caso ela estivesse numa parede para eu lhe mandar agua, que ela iria cair para o chão, é verdade??
Quero tirar a bicha daqui, não sei como vou fazer isso, não a quero matar quando a voltar a ver, e isso acontecerá assim que eu tiver folga.
Ultima pergunta para não ser muito chata!! Existe aquela mística popular que elas são atraídas pelo sangue e quando as mulheres estão menstruadas, elas costumas "subir" pelas pernas delas, isto é verdade?? Ou é mentira???

Peço desculpa pelo testamento, mas estou farta de pesquisar aqui na net e sinto-me uma leiga sobre o assunto, nunca liguei muito a elas apesar de ter varias ali no quintal, mas enquanto andava por ali, nunca me chateei, tê-la aqui em casa é diferente e gostaria de a devolver á parte de fora de casa, mas não sei como o fazer...

Agradeço desde já!

De Andreia Dias a 2 de Julho de 2013
Bom dia Alexandra,
Obrigada pelo seu comentário.
Tem a certeza que é mesmo uma osga? Já a viu bem? Sugiro que procure imagens na internet e compare com a "bichinha ” que tem aí em casa.
Não há qualquer problema em tê-la em casa, mas se não se sente confortável, pois terá que a convidar a sair ;-) é verdade que poderão procurar a luz que deixa acesa no exterior, não por causa da luz mas porque esta atrai insectos, que elas adoram!
Como já referi noutro comentário, nenhuma espécie de osga (em Portugal só existem duas espécies) poderá causar qualquer problema a quem agarrar uma. Os répteis ao contrário dos anfíbios não possuem glândulas irritantes pois são cobertos por escamas. No mundo apenas existem dois lagartos venenosos: o monstro de gila e o lagarto de contas. Ou seja, as osgas são completamente inofensivas. Para tirá-las de casa, tente colocar-lhe um copo ou uma caixa em cima, um papel por baixo e levá-la para outro local.
Quanto ao tamanho, uma osga-comum pode atingir os 8,5 cm de comprimento. Quanto aos ovos, cada postura é, em média, constituída por 2 ovos brancos de casca dura, que são depositados em fendas ou debaixo de pedras.
Quanto ao mito de que são atraídas pelo sangue e quando as mulheres estão menstruadas, costumam subir pelas pernas delas, não é de todo verdade.
Boa sorte!
Andreia
De Asio otus a 2 de Agosto de 2013
Saudações,
Acordei numa manhã de fim de Maio, entro na casa-de-banho e "UAUUU!!! Grandessissima!!!", pendurada na parede! Claro, rapidamente me lavei e dei de frosques! Fui trabalhar e comecei a consultar, pela net, coisas sobre elas... Cheguei a casa e continuava ela na sala. Porém como vivo num T0, a partir de uma certa hora a sala é o quarto. Um olho na vida e outro na osga, e lá fui fazendo a minha vidinha, janela sempre aberta, pois se ela entrou por lá, por lá também podia sair. Mas nada, dia após dia, ela manteve-se... nunca me passou pela cabeça, matá-la, mas pensava em apanhá-la com uma pá e um balde! Conclusão, moscas não tenho, mosquitos também não! A única coisa que tenho saudades é das aranhas que costumavam aparecer.
A minha verdadeira pergunta é porque, já à alguns dias que não a vejo, no entanto também continuo sem moscas. Mas de vez em quando e repetidamente, oiço um ruidozinho muito baixinho, que parece o contador da água, tec-tec-tec, que pára quando eu começo a fazer ruídos, pois começo a procurar de onde vem o barulho. Já procurei por sons das osgas, mas não encontrei nenhum, só a mesma explicação do som audível, que tu também referes. Assim, como é esse som? Há algum site ou outra coisa onde eu possa ir consultar, com o "som das osgas"?
Parabéns por este post, só o vi agora, mas é um dos melhores, pena é não saber como posso enviar a foto da osga, que está, ou esteve cá em casa.
Abraço
Asio otus
De Andreia Dias a 18 de Outubro de 2013
Boa tarde,
Desculpe só agora responder ao seu comentário.

Infelizmente nunca ouvi o som das osgas, mas do que tenho lido é bem audível e semelhante a uma gargalhada. Emitem estas vocalizações quando se sentem em perigo ou os machos fazem-no quando defendem os seus territórios.
O som que me descreve não serão insectos ou outros invertebrados na mobília ou rodapé de madeira?
A meu ver, o melhor a fazer quando não se deseja ter osgas em casa é tirá-las por exemplo com um copo de plástico e libertá-las no quintal ou próximo. Claro que podem voltar... mas voltamos a tirá-las ;-)

De LILIANA ADAO a 26 de Agosto de 2013
OLHA SOMOS UM CASAL DA FIGUEIRA DA FOZ (CENTRO) HOJE ENCONTRAMOS UMA OSGA TURCA DENTRO DA COZINHA O MEU MARIDO MATOU A PORQUE ELA assanhou-se A ELE AGENTE PENSAVA QUE ELA mordia MAS AGORA GRAÇAS A TI JÁ FICAMOS MAIS descansados...obrigado pela tua explicassao
De Andreia Dias a 18 de Outubro de 2013
Liliana,
Como já escrevi, a meu ver, o melhor a fazer quando não se deseja ter osgas em casa é tirá-las por exemplo com um copo de plástico e libertá-las no quintal ou próximo. Claro que podem voltar... mas voltamos a tirá-las ;-)

De Marisa a 15 de Outubro de 2013
Boa tarde a todos,estive a ler os vossos comentarios e nao sei bem o que pensar,eu tenho fobia a esses bichos,e nao sei como fazer quando as vejo so consigo fugir ous mata-las.se alguem souber como impedi-las de entrarem dentro de casa,agradecia.obrigada Marisa
De Andreia Dias a 18 de Outubro de 2013
Marisa, é mesmo preciso matá-las? Acho que dá mais trabalho do que remove-las. Experimente tirá-las com um copo e uma folha de papel por cima e colocá-las "noutro local" (quintal afastado, por exemplo).
Boa sorte!
De Ana Conde a 20 de Abril de 2014
Gostei muito do seu post. Estava a fazer uma pesquisa para ter a certeza que as osgas não eram venenosas, porque mesmo se fossem não tenho problemas com elas, só teria se o meu cão por acidente apanha-se uma (porque ontem apanhei uma na estante da dispensa a tentar comer uma traça, estamos com um problema de traças mas o meu namorado não achou muita piada a ter uma osga como animal de estimação lol). No entanto lembrei-me de uns mitos urbanos que se contam cá para os lados de Santarém, segundo consta a minha mão diz que uma velhota fez um pote de café e caiu uma osga la para dentro e deu ao filho, que vinha da tropa, e este morreu, outra que vi na net diz que uma família inteira que também bebeu café morreu mas que houve um que escapou por gostar de leite com café (não sei bem qual a diferença mas pronto).
De Andreia Dias a 21 de Abril de 2014
Ana, obrigada pelo seu comentário.
Como bem diz, a história que contou é mesmo um mito, que já ouvi em várias zonas do país. Como testemunhou, as osgas estão a ser úteis em sua casa, auxiliando no combate às traças.
Um abraço,
Andreia
De Sílvio Matos a 27 de Maio de 2014
Olá Andreia.

Passo por aqui apenas para louvar este seu pequeno texto. Faz falta que mais gente escreva e chame a atenção sobre a verdadeira natureza destes nossos pequenos companheiros, de forma a que certos mitos acabem de vez e passemos a conviver em paz e até num ambiente entre-ajuda (belas caçadoras as osgas!).
Agradeço-lhe também a vontade que me reavivou de reactivar a página no Facebook que criei para tentar sensibilizar e informar as pessoas sobre este belo animal.
Muitos cumprimentos!
Sílvio
De Andreia Dias a 27 de Maio de 2014
Boa noite Sílvio,

Muito obrigada pelo seu comentário!
Fico muito contente por ter contribuído para que voltasse a escrever sobre osgas.
Se for de sua vontade, por favor divulgue a sua página no facebook sobre estas "amiguinhas" para podermos espreitar.
Atentamente,
Andreia Dias
De Paulo Santos a 4 de Fevereiro de 2015
Boas pessoal, eu resido à 15 anos no algarve, na casa onde resido à mais de 8 anos, quando a comprei já trazia incluído na "mobília" umas quantas osgas e sabem que mais nunca me importei com elas, já fazem parte da família, não fazem mal a ninguém e antes a companhia delas do que, aranhões, baratas que vêm das ruas, no verão são ao monte e mosquitos, mil vezes as osgas, é que não chateiam ninguém e ainda fazem algum controlo sobre a bicharada.
De Avelino a 3 de Maio de 2015
Boa noite Andreia Dias,
Antes de mais: parabéns pelo seu blogue e pelo seu gosto por animais, nomeadamente por Osgas, que DESCONHECIA :)
Nunca imaginaria escrever a alguém fã por Osgas, porque eu nunca tinha visto, nem conhecia esse réptil. Gosto de animais, em geral, mas sou pouco conhecedor. Acontece que ontem, na minha casa na aldeia (Vila Verde, Braga) encontrei um pequeno réptil (tamanho de uma lagartixa) e como era tão verde e encontrado no meio de ervas verdes, pensei tratar-se de um camaleão. Fotografei com o telemóvel e tenho algumas fotos que gostaria de lhe mostrar. Minha mulher como esteve a dar aulas em Serpa disse-me para ver a Net. e não há dúvida que parece uma Osga. Gostaria, se me permitisse, enviar-lhe algumas fotos para confirmar.
Informo que a libertei e o bichinho fugiu lestamente.
Obrigado
Avelino
De Anónimo a 4 de Maio de 2015
Estimado Avelino,
Muito obrigada pelo seu contacto e pelas suas afáveis palavras.

Será possível enviar-me as fotos para o e-mail? Pode ser que consiga ajudar.

adias@cibio.up.pt

Muito obrigada!
Atentamente,
Andreia Dias
De Avelino a 4 de Maio de 2015
Boa tarde,

Quem não sabe... faz destas figuras. Obrigado cara Andreia Dias.
Afinal tratava-se de um(a) Tritão-marmoreado.
Sempre a aprender.

Realmente Osgas no Minho....
Obrigado
Abraço
Avelino
De atento a 10 de Junho de 2015
Boas
O BARULHO DAS OSGAS
Pois o barulho que fazem é tipo o das rãs mas um pouco diferente tipo "crá" uma ou mais vezes seguidas. O máximo que ouvi foram 3 vezes crá crá crá.

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links