Terça-feira, 23 de Novembro de 2010
Cristóvão Colombo era Português?
Cuba (no Alentejo) sua terra natal


Luis Moreira

Cristóvão Colombo é Italiano, Grego, Espanhol ou Português?

O Dr. Manuel Luciano da Silva e sua mulher a Drª Sílvia Jorge da Silva,ambos a viveram nos Estados Unidos acreditam que é Português.

Não só os documentos autênticos e escritos pela mão do grande navegador, escritos em espanhol apresentam provas irrefutáveis que se trata de um português a escrever espanhol, como o seu brasão apresenta palavras portuguesas.

Mas o mais extraordinário é que o grande capitão deu mais de quarenta nomes portugueses a localidades e até às próprias ilhas na América Central e que se podem encontrar nos mapas da época (Cuba há muito que existe no Alentejo e quer dizer "a do centro")e nunca deu nenhum nome Italiano, quando cidades como Génova, Roma,Veneza, Florença e outras já eram muito famosas há 500 anos. Nem sequer deu o nome da sua própria terra que seria Génova, segundo os Italianos. Que se saiba tambem não há nomes Gregos.

Mas há Fernandina, de Fernando, pai do navegador; San Salvador o primeiro nome de Cristóvão Colombo; Cuba, terra natal do navegador; Isabella, nome de sua mãe Isabel; Belém que só existe em Portugal e no Brasil; o livro de Mascarenhas Barreto - "O Português Cristóvão Colombo - Agente Secreto do Rei D. joão II- apresenta um mapa comparativo com mais de quarenta nomes, entre a toponímia que existe no Alentejo e no Algarve com os nomes iguais que existem nas Ilhas da América Central depois de quatro viagens do navegador.

Mas o tira teimas está no famoso cromossoma Y que passa de homem para homem sempre igual sem qualquer alteração, entre gerações e os autores do livro, querem mostrar ,cientificamente, que o único filho de Cristóvão Colombo herdou o cromossoma Y de D. Pedro I de Portugal.

Assunto que será objecto de outro texto, mas para já, ficamos todos a saber que Cristóvão Colon era o nome que ocultava a verdadeira identidade do navegador : o português Salvador Fernandes zarco!

Poderá ser espanhol já que fez as viagens em nome dos Reis Católicos de Castela, repousa na Catedral de Sevilha, seu filho iniciou, por casamento com uma nobre Espanhola uma família nobre no país vizinho. Mas não há um só texto da época que o dê como Castelhano, embora tenham aparecido sem grande força, pretensas origens Catalãs e de Palma de Maiorca. A verdade é que os textos autênticos escritos por um homem que em vida viu reconhecida uma enorme importância, teria que ser um homem culto, mas escreve textos, pela sua mão, em mau espanhol, com palavras portuguesas ou "portunholas". Há toponímia espanhola nas terras descobertas, mas o que é extraordinário é haver portuguesas já que o navegador trabalhava para Espanha.

Um agente secreto do rei Português na corte espanhola?


publicado por Luis Moreira às 13:33
link do post | comentar

3 comentários:
De carlos loures a 23 de Novembro de 2010 às 15:12
O Professor Luís de Albuquerque, incontornável autoridade na História dos Descobrimentos, era frontalmente contra estas teses, as quais considerava fantasiosas. Manteve com Mascarenhas Barreto uma acesa polémica, rebatendo todos os argumentos que Mascarenhas Barreto apresentou. Aliás, esta ideia tem sido por diversas vezes agitada. Num dos seus romances, o jornalista José Rodrigues dos Santos, trazia-a de novo a cena. Os catalães têm também a sua tese; bem como, os espanhóis.


De maria monteiro a 23 de Novembro de 2010 às 16:48
E levado ao cinema por Manuel de Oliveira. De tantas vezes que estive em Cuba (do Alentejo) não me lembro de ter visto a estátua mas... bem que tirei fotografia em frente da casinha onde (dizem) que viveu na ilha de Porto Santo. Já lá vão mais de 30anos.


De Anónimo a 31 de Julho de 2017 às 21:03
Viveu bastantes anos em Portugal, mais precisamente no arquipélago da Madeira onde casou com Filipa Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo. Não admira pois que Colombo acompanhasse de perto os desenvolvimentos que os descobrimentos portugueses iam conhecendo, nomeadamente as notícias algo confusas que relatavam a existência de terras a ocidente. Por outro lado, tomou também conhecimento das novidades da expedição de Marco Polo ao Extremo‑Oriente. Se a tudo isto juntarmos as noções geográficas que adquiriu especialmente por influência das ideias de Toscanelli, que atribuíam para a Terra dimensões inferiores às que realmente tem, fácil será percebermos que para ele a forma mais expedita de atingir o Oriente seria navegar para Ocidente, pois o reino do Cipango “estava já ali, do outro lado deste oceano que lhe era familiar”.


Comentar post

EDITORIAL
AUTORES
Adão Cruz

Adriano Pacheco

Alexandra Pinheiro

Andreia Dias

António Gomes Marques

António Marques

António Mão de Ferro

António Sales

Augusta Clara

Carla Romualdo

Carlos Antunes

Carlos Durão

Carlos Godinho

Carlos Leça da Veiga

Carlos Loures

Carlos Luna

Carlos Mesquita

Clara Castilho

Ethel Feldman

Eva Cruz

Fernando Correia da Silva

Fernando Moreira de Sá

Fernando Pereira Marques

Hélder Costa

João Machado

José Brandão

José de Brito Guerreiro

José Magalhães

Josep Anton Vidal

Júlio Marques Mota

Luís Moreira

Luís Rocha

Manuel Simões

Manuela Degerine

Marcos Cruz

Maria Inês Aguiar

Paulo Melo Lopes

Paulo Rato

Pedro Godinho

Raúl Iturra

Rui de Oliveira

Sílvio Castro

Vasco de Castro

Contacte-nos
estrolabio(at)gmail.com
últ. comentários
HOLA...¿NECESITA PRESTAR DINERO PARA PAGAR CUENTAS...
Bom-dia Senhoras e Senhores.Sou uma mulher de negó...
Sou uma mulher de negócio Portuguesa e ofereço emp...
Dude, if you were trying to sound portuguese let m...
Olá Andreia! Sei que esta publicação já é antiga. ...
Patricia Deus vai abençoar você e sua empresaMeu n...
Meu nome é Fábio João Pedro e eu sou de Portugal. ...
Meu nome é jose matheus Giliard Alef sou do brasil...
Bom dia a todosMeu nome é Damián Diego Alejandro, ...
Olá a todosEu sou Tainara izabella paola e sou da ...
pesquisar neste blog
 
posts recentes

De 26 de Setembro a 2 de ...

As minhas novas pegadas (...

A viagem dos argonautas

Portugal, a União Europei...

Políticos que cumprem ! P...

O Ministro Gaspar

Anima ver o lado positivo

Palavras Interditas - por...

Os jornais e as notícias ...

Summer Time - Ella Fitsge...

arquivos

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

tags

todas as tags


sugestão: revista arqa #84/85
links