Quarta-feira, 6 de Julho de 2011
6 - UMA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA E PRESIDENCIAL: CHILE – por Raúl Iturra

 

Como todo Presidente de um país em construção permanente, sendo Don Arturo um deles, teve as suas gafes. A base das suas candidaturas era a segurança social. Foi assim como ganhou o seu primeiro posto no Congresso: foi candidato a Deputado aos seus 28 anos – os livros se enganam e dizem outra idade, mas o Engenheiro e eu, amigos de família, sabíamos pela parte mais difícil do Chile, a terra do nitrato, com minas fechadas por causa da Primeira Grande Guerra, quando os alemães kaiserianos, pelas atrocidades cometidas, todas as portas foram fechadas, como as do caliche – chilenada para o nitrato de sódio, o partido Comunista com Juan Emílio Recabarren foi criado e acontecera a Matança das Minas de Nitrato de Santa Maria de Iquique, onde os grevistas, como canta Neruda esta história, foram assassinados, mais de mil homens com as suas mulheres e filhos. Todo por ordem do Presidente da Republica, compincha dos alemães, o aristocrata Pedro Montt, os dos, essa glória do Chile. Foi assim que nasceu o Partido Socialista, que passou a comunista com Recabarren, partido do cantor do assassínio de Santa Maria, Norte do Chile, Pablo Neruda, o nosso amigo mas não correligionário. Alesandri não teve medo e, apesar de já ser da aristocracia, concorreu e ganhou com mais do 60 % dos votos, ou assim dizia ele.

 

Mas…, sempre há uma dúvida entre os homens públicos. Alessandri, esse denominado Leão de Tarapacá por ter conquistado o sítio do eterno Deputado do Norte, Arturo del Río, Socialista, Trás una disputada e violenta eleição Alessandri triunfou, a partir do qual ganhou o ápodo de León de Tarapacá, devido ao seu carisma, a sua popularidade entre o povo e a grade ênfase dos seus discursos seus discursos, no meio de greves e matanças de operários, tinha por base a segurança social, pela qual sempre lutou. Não era estranho: era um homem político. Iniciou a sua vida política en 1897, integrando-se ao Partido Liberal, assumindo como deputado por Curicó, onde seria reeleito por quase vinte anos mais. Mas a sua luta pelo seguro obreiro, o levara, na sua fúria, a matar estudantes rebeldes que tinham procurado refúgio nas escadas do prédio do seguro obreiro. Grande contradição!

 

 

A Matanza del Seguro Obrero foi uma massacre de carácter político contra membros golpistas do partido Nacional Socialista pro-ibañistas ocorrida no Chile a 5 de Setembro de 1938 durante o governo de Arturo Alessandri Palma. Desde o día 2 de Setembro, tinham reunido os jovens nazis Orlando Latorre, Ricardo White e Mario Perreta entre outros, na casa de Oscar Jiménez Pinochet, para planificar um intento de alçamento que devia ter lugar a 5 desse mes, no dia a seguir da marcha, tomando vantagem da vinda massiva de camaradas desde províncias para participar dol acto.

 

O chefe do movimento chileno, Jorge González von Marées, esperava que com o grupo de Nacional Socialistas, começa-se a activar uma progressão de alçamentos até atingir aos pensados elementos ibañistas das Fuerzas Armadas, por efecto dominó, tirando proveito também do grande descontentamento popular contra o governo de Alessandri. Na Segunda Feira 5 de septiembre de 1938 . perto do meiodia, trinta e dois jovens nazis, sob o mando Gerardo Gallmeyer Klotze (tenente das TNA) assaltaram a Caja del Seguro Obrero. Os jovens começaram a fechar a porta do prédio, apesar da luta com o porteiro do edifício. Este inconveniente não pensado antes, desataria os acontecimentos.

 

 

 

Arturo Alessandri Palma alertado pelos disparos da torre, observou desde La Moneda ao carabinero (guarda em Português) Salazar cair ferido pelos disparos dos nazis. "El león de Tarapacá" como era referido, estava certo que se iniciava "una revolução nazi, necessária de conjurar com rapidez e energia", saiu ao exterior para obter informação das testemunhas dos factos. Desarmados, os golpistas capturados foram colocados contra a parede do sexto piso, todos com as mãos en alto. Um pelotão de armas começou a disparar contra eles. Os revoltosos foram massacrados. Jorge González von Marées e Oscar Pinochet se entregaram às autoridades e foram condenados a vinte anos de prisão. Até o dia de hoje não é certo de quem foi a responsabilidades. A verdade é que as forças armadas, sem ninguém as requerer, ao ver a subversão nazi, foram de imediato ao centro dos acontecimentos, Ibáñez retirou a sua candidatura para a Presidência, auto exilou-se, sendo todos estes movimentos em benefício do outro candidato, o advogado e professor Pedro Aguirre Cerda.

 



publicado por João Machado às 14:00
link do post | comentar

EDITORIAL
AUTORES
Adão Cruz

Adriano Pacheco

Alexandra Pinheiro

Andreia Dias

António Gomes Marques

António Marques

António Mão de Ferro

António Sales

Augusta Clara

Carla Romualdo

Carlos Antunes

Carlos Durão

Carlos Godinho

Carlos Leça da Veiga

Carlos Loures

Carlos Luna

Carlos Mesquita

Clara Castilho

Ethel Feldman

Eva Cruz

Fernando Correia da Silva

Fernando Moreira de Sá

Fernando Pereira Marques

Hélder Costa

João Machado

José Brandão

José de Brito Guerreiro

José Magalhães

Josep Anton Vidal

Júlio Marques Mota

Luís Moreira

Luís Rocha

Manuel Simões

Manuela Degerine

Marcos Cruz

Maria Inês Aguiar

Paulo Melo Lopes

Paulo Rato

Pedro Godinho

Raúl Iturra

Rui de Oliveira

Sílvio Castro

Vasco de Castro

Contacte-nos
estrolabio(at)gmail.com
últ. comentários
bom dia meu tio de nome joao da cunha fernandes da...
Sou James Roland, de Portugal. Alguns meses atrás,...
Oferece empréstimos de dinheiro variando de 5000 a...
Here is a good news for those interested. There i...
oferta para todosOlá, volto para todos os indivídu...
esse dalmaso nao e brasileiro ele deu depoimento e...
Meu nome é Patricia Martins, de Portugal, um pai s...
Dia bom, Meu nome é Laura Pablo, eu quero testemun...
Afinal em que ficamos? Esta coisa do Daflon do Ven...
UPDATE ON LOAN REQUIREMENT If you are in need of ...
pesquisar neste blog
 
posts recentes

De 26 de Setembro a 2 de ...

As minhas novas pegadas (...

A viagem dos argonautas

Portugal, a União Europei...

Políticos que cumprem ! P...

O Ministro Gaspar

Anima ver o lado positivo

Palavras Interditas - por...

Os jornais e as notícias ...

Summer Time - Ella Fitsge...

arquivos

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

tags

todas as tags


sugestão: revista arqa #84/85
links