Domingo, 3 de Julho de 2011
STEVEN HOLL E BÉLA BARTÓK - UMA TRANSPOSIÇÃO ESPACIAL DE UM TEMA MUSICAL , por José de Brito Guerreiro

 

 

 

 



 

A Stretto House (1989-1992), construída perto de Dallas, Texas, obra da autoria do arquitecto americano Steven Holl (1947), é uma transposição espacial de um tema musical.

 

Quando Steven Holl visitou o terreno sobre o qual tinha de trabalhar, encontrou uma paisagem caracterizada por um córrego com três represas e tanques. Estes estavam construídos com pequenos muros de betão, por cima dos quais a água saltava, criando o som de um constante murmúrio.

 

 

Steven Holl | Stretto House

Dallas – Texas | 1989-1992

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao conversar com um dos seus estudantes, Holl perguntou a John Szto, um pianista que estudava na prestigiosa e prestigiada escola de música The Juilliard School de Nova Iorque, se sabia de alguma composição musical que estivesse estruturada de forma análoga à água que corria pelo lugar. O estudante falou-lhe do termo musical stretto, parte da forma fuga. A fuga é uma composição contrapontística, fundamentada no princípio da imitação normativa e no desenvolvimento da polifonia horizontal, onde os temas, ao serem apresentados sucessivamente pelas diferentes vozes, parecem perseguir-se. A sua estrutura essencial é a seguinte: exposição, ou entrada em vozes sucessivas do tema ou sujeito; resposta, baseada na conjunção do tema e do contra-sujeito, elemento que o acompanha em cada um dos seus aparecimentos (o desenvolvimento é aligeirado por episódios construídos a partir de elementos do tema) e, por fim, stretto (estreito), em que reaparecem os principais elementos da exposição, de forma cada vez mais cerrada. Então a peça Música para Cordas, Percussão e Celesta, escrita em 1936 pelo compositor e pianista húngaro Béla Bartók (1881-1945), que apresenta um uso abundante do stretto, surgiu nas suas mentes.

 

A composição de Bartók está dividida em quatro movimentos e caracteriza-se por sobreposições entre instrumentos de percussão (pesados) e de cordas (leves). Potentes movimentos de divisões rítmicas e ênfases irregulares fazem com que o tempo pareça deter-se ou acelerar-se com uma velocidade irresistível.  

                                                                  

 

 

 

 

Béla Bartók | Música para Cordas, Percussão e Celesta

1936

 

 

Simetria axial: reflexão tonal no final do primeiro movimento

 

 

O arquitecto levou seis meses para propor um esboço da casa estruturada à volta desta música de quatro andamentos. Foi a ideia de um “espaço aquoso” que teria de se manter e materializar com a construção da moradia.

 

Steven Holl admira as conexões que Béla Bartók fez entre a música tradicional e a moderna. De modo similar a estas composições extraordinárias nas quais reverberavam melodias originais, a Stretto House construi o “espaço aquoso” com materiais tradicionais. Assim, tanto os seus blocos de betão polido como a sua estrutura metálica são parte da arquitectura vernácula do Texas. Estes materiais compõem as quatro partes da casa (quatro partes como a partitura de Bartók) que, por sua vez, se dividem em dois módulos: um rectangular e pesado de alvenaria que faz referência às represas e tanques de betão do terreno, e outro leve e curvilíneo de metal que cobre os diversos espaços – estar, depósito de obras de arte e sala de refeições. Cada um dos corpos de alvenaria acomoda as zonas de serviço na moradia – a escada que conduz ao dormitório e a uma pequena sala, a instalação sanitária, a biblioteca e a cozinha. O último módulo é um tanque parcialmente coberto, como que um último espaço inundado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Steven Holl | Stretto House

Dallas – Texas | 1989-1992

Planta do piso 0

1. Terraço. 2. Garagem. 3. Entrada. 4. Sala de estar. 5. Depósito de obras arte. 6. Biblioteca. 7. Sala de estudo e leitura. 8. Sala de jantar. 9. Área de pequeno-almoço. 10. Cozinha. 11. Jardim. 12. Piscina. 13. Espaço inundado.

 

Chega-se à moradia através de uma ponte que passa sobre o córrego, à qual se segue um pátio de pedra com uma fonte, e logo se revela a justaposição de espaços em toda a casa. A planta é completamente ortogonal, enquanto o corte é curvilíneo. A casa de hóspedes é uma inversão da morfologia, semelhante às inversões que se produzem no primeiro movimento da peça de Béla Bartók.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O conceito musical de stretto permite a Steven Holl dividir o espaço de tal forma que cada parte é importante para a seguinte. A água que extravasa os tanques e represas e parece simbolizar as justaposições da forma stretto também toma parte neste jogo ao reflectir na paisagem as sobreposições do interior da casa.

 

Na Stretto House Steven Holl faz um apelo aos sentidos e joga com a percepção artística e a compreensão do lugar. É o prazer de experimentar a arquitectura por meio de sequências de luz, espaços, texturas, aromas e sons.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Steven Holl | Stretto House

Dallas – Texas | 1989-1992

 

 

 

       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Steven Holl | Stretto House

Dallas – Texas | 1989-1992

 

 

          

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

Steven Holl | Stretto House

Dallas – Texas | 1989-1992



publicado por João Machado às 15:00
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2 comentários:
De Luis Moreira a 3 de Julho de 2011 às 15:33
Texto muito interessante e visualmente muito bonito.


De José de Brito Guerreiro a 5 de Julho de 2011 às 23:33
Obrigado caro Luís.


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