Sexta-feira, 22 de Abril de 2011

O Brasil terra maravilhosa - por Luis Moreira

Quando viajamos num avião para longe, 12 h ou mais de viagem, quando chegamos a sensação é mesmo que estamos fora de casa. O ambiente é diferente, as casas são diferentes, as ruas, as pessoas, os carros...

 

Mas quando se chega ao Brasil isso não acontece, parece que só  atravessamos a rua, as pessoas são iguais ao vizinho de cima que conheço há 30 anos, a língua é a mesma, as casas são iguais, as ruas, o ambiente.

 

No entanto, quando se sobrevoa o Brasil, vindo do sul da Argentina nós percebemos que estamos numa terra muito diferente, é uma terra jovem, um continente, com planícies a perder de vista, sem elevações, com imensos rios que se juntam em quantidades de agua impensáveis na Europa, florestas até onde a vista alcança. No Canada também é assim, uma terra jovem, a sensação é a mesma, mas na China, então aí não são só as pessoas e o ambiente que são diferentes, trata-se mesmo de uma civilização diferente da nossa, ocidental.

 

Se do alto do Cristo- rei, no Rio, fecharmos os olhos e "retirarmos" todos aqueles prédios e avenidas e "ficarmos" só com as elevações e as baías, o mar e as praias, percebemos que a natureza é ainda o elemento chave que tudo condiciona.

 

Na viagem do Rio para Petrópolis, terra onde viveu a família real portuguesa, atravessamos floresta que não deixa passar a luz, com árvores, flores e frutos únicos, de uma dimensão e côr que arrancam emoções que  vão da estupefacção ao prazer.

 

O mesmo se diga na Amazónia, nas Quedas de Iguazú, que separa o Brasil da Argentina, o sítio mais bonito que vi em toda a minha vida, é exuberante, luxuriante, selvagem... milhões de borboletas "pintam" o ar de todas as cores (amarelo, azul, castanho...) e param na nossa mão por momentos, porque ainda não têm medo, livres como um passarinho da avenida Guerra Junqueiro que vem ao nosso prato roubar a comida ( na natureza nunca tinha visto o "passarito" não ter medo do homem...)

 

Nas ruas do Rio, percebe-se o medo, com as casas protegidas por grades de ferro que impedem os trânseuntes de se abeirarem das portas das residências; as pessoas saem de casa vestindo o menos possível (alpergatas, calções e t-shirt ) julgava eu que era do calor...e, esta, não é nada a cidade marvilhosa, os hoteis são muitos, os restaurantes também, mas não há vida cultural, não se vêm museus nem cinemas, e muito menos teatros, o que não quer dizer que não os haja...

 

Mas o Brasil é, realmente, muito português, o que não dá razão nenhuma aos que atribuem aos portugueses o atraso do Brasil. Basta olhar para as antigas colónias dos outros países europeus (Inglaterra, Holanda, Belgica...) .

 

publicado por Luis Moreira às 13:00
link | favorito
1 comentário:
De ethel feldman a 22 de Abril de 2011
No Rio há um número imenso de teatros, há cinema, museus, há cultura em cada esquina. Há chorinho, poetas e músicos. Dantes a cidade vanguarda de todas as artes.
Há arquitetura casando com a paisagem. Também pobreza e miséria, ricos e pobres e há um governo democratizando o ensino. A cidade maravilhosa encanta quem nela passeia. O Rio é o samba canção, show opinião.
Santa Teresa e o bonde da Carioca. O circo voador e o sambodromo. O Rio é poesia que não termina.

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links