Segunda-feira, 4 de Abril de 2011

Entrevista com Carlos Luna, activista da causa de Olivença

 

Alguns dados biográficos:

 

 

 

Carlos Eduardo da Cruz Luna, nasceu em 1956 em Lisboa, de forma perfeitamente acidental, como faz questão de salientar Oriundo de uma família de Estremoz, é nessa cidade alentejana onde vive e ensina. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é Professor de História, há 32 anos. No período que se seguiu à Revolução de Abril militou no MES.

 

Ao longo da sua vida, tem-se batido por causas que considera justas, desde a liberdade para a Birmânia até aos Direitos do Povo Curdo ou a independência do Sara Ocidental, desde a ecologia até ao desenvolvimento sustentado de Portugal... e entre essas causas privilegia a da restituição de Olivença a Portugal. É de sua autoria o livro "Nos Caminhos de Olivença".

 

Assumindo-se como um regionalista alentejano, visita quase semanalmente Olivença, onde tem muitos amigos e alguns não-amigos., acrescenta. Continua a estudar o território usurpado, apoiando iniciativas que visem a recuperação das antigas História e Língua.

 

 

Estrolabio – Como é possível o caso de Olivença ser tão ignorado em Portugal? Como é possível que os sucessivos governos do País, desde o princípio do século XIX, nunca tenham reivindicado de forma categórica um território que à luz do Direito Internacional, lhe pertence?

 

Carlos Luna: - Muitos portugueses nem conhecem a sua História, mas o mais grave é que Portugal se acha tão mau, tão mau, que nem reivindica o que é seu de direito. Em 20 de Maio de 1801,  Olivença foi  ocupada por Espanha. Curiosamente, foi  em 20 de Maio de 2002, que Timor dia da independência de Timor….

 

 O empenhamento que se pôs na causa de Timor, devia ter sido posto na causa de Olivença?

 

Acho que sim.

 

Como começou esta sua luta?

  

Por volta de 1986 lembrei-me de ir à terra de que muito se falava, gostei do que vi mas detestei a profunda desinformação que reina em Olivença entre a população que não tem culpa nenhuma. As autoridades espanholas mascararam e esconderam a verdadeira realidade histórica ao povo de Olivença, fazendo-os acreditar em mitos absurdos, ofensivos e chauvinistas em relação a Portugal e à sua História.

 

Mesmo depois de 1975, da democratização?

 

É verdade. Acho inacreditável que uma Espanha democrática continue a ensinar a um povo um passado que não é o seu. Embora parte da culpa de não haver uma definição no caso de Olivença também resida no povo português.

 

No povo e sobretudo nos sucessivos governos…

 

 Sou essencialmente um lutador pela positiva e há alguns argumentos que eu detesto, os portugueses têm um desprezo tal por si próprios que é quase impossível de explicar. A luta pelo caso de Olivença tem muitas semelhanças com a contenda sobre Gibraltar. Neste caso, os espanhóis insistem ser uma questão de justiça e tratam-no de maneira muito diferente do que acontece com a localidade próxima de Portugal. Aproveitam todas as oportunidades para resolver, ou pelo menos debater, a questão de Gibraltar. Em contrapartida, o Estado Português não fala em Olivença, é quase uma posição clandestina.

 

publicado por Carlos Loures às 14:00

editado por João Machado em 03/04/2011 às 12:14
link | favorito
244 comentários:
De Ana Luiza Isadora a 30 de Setembro de 2017
Meu nome é Ana Luiza Isadora, eu sou de São Paulo Brasil. Eu quero usar essa vez para escrever na internet que acabei de receber meus fundos de empréstimo de 5 milhões de reais desta empresa, chamada Patricia Kingsman, em primeiro lugar, eu não acreditava no que as pessoas estavam dizendo na internet, mas eu decidi tentar e solicitei o empréstimo há 2 dias e acabei de receber uma ligação do meu banco que há a soma de 5 milhões de reais na minha conta e imediatamente recebi um alerta do meu banco Patricia A empresa de empréstimo Kingsman me chamou e me perguntou se eu recebi meu empréstimo e eu disse-lhes que sim, então eles disseram que eu deveria trazer mais pessoas para lá, se alguém precisar de um empréstimo, então, se você realmente precisa de um empréstimo, esta é a empresa a ser candidata de que eles são realmente ótimos e acredito que existe uma empresa de empréstimo real que dá empréstimos e que a empresa é a empresa de empréstimo Patricia Kingsman, então, se alguém precisa de um empréstimo urgente e é importante que esta seja a empresa certa para se candidatar. O endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com.

finalmente estou muito feliz e posso começar meu próprio negócio agora. Obrigado mais uma vez Patricia você é excelente e Deus abençoe você e sua empresa.
De Marcos Egoitz Eneko a 30 de Setembro de 2017
Meu nome é Marcos Egoitz Eneko Eu sou de Fortaleza Brasil. Eu quero usar esse tempo para dizer a todos na internet que existe apenas uma empresa que oferece empréstimo real e que a empresa é Patricia Kingsman. Eu estava procurando por um empréstimo on-line nas últimas 3 semanas agora e tudo o que eu tenho é que os credores me escavam meu dinheiro que eu sabia que eu era tão pobre e queria matar-me, mas lá eu vi tantas pessoas testemunhar sobre Esta empresa que eles dão empréstimos em primeiro lugar eu não acreditei, porque eu vi outros depoimentos de outros credores e todos eles se tornaram fraudes. Eu disse, deixe-me candidatar a partir desta empresa e ver se é verdade e imediatamente eu apliquei eles me disseram tudo o que eu precisava fazer e eu concordei e eles me garantiram que em 8 horas eu ia estar com meu empréstimo porque eles disseram que eles estão usando o serviço de transferência rápida. Primeiro eu não acreditei, mas eu queria meu empréstimo antes de 8 horas quando recebi um alerta do meu banco e segurei que era meu empréstimo que eu estava muito sugado quando eu vi e orei a Deus por dirigir-me para a companhia certa que me ajudou hoje porque estou escrevendo isso na internet, agora recebi meu empréstimo desta empresa e estou usando essa vez para testemunhar outras pessoas, se você precisar de um empréstimo, não seja enganado, esta é a empresa certa para aplicar a partir de. O endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com e para você aqueles que não têm um endereço de e-mail, o número da Whatsapp da empresa é +2348165719944.

Esta empresa é verdadeira e ótima se você precisar de um empréstimo e agora aguarde seu empréstimo porque você ficará feliz com essa empresa.

Obrigado a todos e permaneço Marcos Egoitz Eneko.
De Giovana Verônica Raiane a 30 de Setembro de 2017
Bom dia. Meu nome é Giovana Verônica Raiane. Eu sou do Brasil. Esta empresa Patricia Kingsman as pessoas estão falando é real, eu nunca quis um empréstimo, mas acabei de dizer que eu deveria tentar essa empresa e ver se o que as pessoas estão dizendo é verdade e eu solicitei um empréstimo deles ontem e acabei de receber meu empréstimo hoje da empresa de empréstimo Patricia Kingsman, se você ler esta mensagem e você precisa de um empréstimo para aplicar a partir desta empresa, porque eles vão ajudá-lo, esta empresa é a única empresa que oferece empréstimo real online. O empréstimo que eu apliquei deles foi 75,000.00 Reais e em 8 horas eu recebi meu empréstimo para que meus amigos não sejam enganados se você precisar de um empréstimo real, esta é a empresa certa para se candidatar. Se você está interessado em empréstimos lá, o endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com e o número do whatsapp é +2348165719944.
De Tainara izabella paola a 30 de Setembro de 2017
Olá a todos

Eu sou Tainara izabella paola e sou da Curitiba no Brasil. Eu estava à procura de um empréstimo on-line e fiquei com muito medo, nunca solicitei um empréstimo antes e cheguei muito bem e procurei por uma empresa real, encontrei uma empresa chamada Patricia Kingsman, eu vi e vi o que as pessoas disseram sobre esta empresa era verdade, eu decidi solicitar um empréstimo da empresa e eu precisava de um empréstimo de 150,000.00 Reais para começar um negócio quando eu apliquei ela me contou tudo o que eu precisava fazer eu fiz isso e ela me assegurou que em 8 horas eu estava indo para estar com o meu empréstimo, eu disse que estava bem e eu esperei exatamente 8 horas quando recebi meu empréstimo desta empresa, já que estou escrevendo isso agora, nunca fui enganado antes e essa empresa é ótima, eu tenho ouvido pessoas falando sobre golpes, mas eu nunca foram enganados antes e agradeço a Deus por isso. Então, todos se você precisar de um empréstimo real, esta é a empresa certa para se inscrever, eles irão ajudá-lo e o tempo que eles lhe disserão que você receberá seu empréstimo que é a hora exata em que receberá seu empréstimo. Eu só tenho que escrever esta mensagem para todos, para que você não solicite um empréstimo da empresa errada se precisar de um empréstimo real entre em contato com esta empresa e você ficará feliz. Há correio

O endereço é patriciakingsman.loans225@gmail.com.
De Damián Diego Alejandro a 30 de Setembro de 2017
Bom dia a todos

Meu nome é Damián Diego Alejandro, sou de Lisbon, Portugal. Eu quero usar esse tempo para escrever na internet para que alguém, se você precisar de um empréstimo verdadeiro. Patricia Kingsman é a empresa certa para se candidatar a partir de alguns dias, eu precisava de dinheiro e eu procurei um empréstimo on-line, vi uma empresa e eu apliquei essa empresa me enganou 2 vezes do meu dinheiro, eu estava tão triste porque eu precisava de dinheiro, então eu decidi procurar outra empresa e eu apliquei de outra empresa que a mesma empresa também me disse para depositar dinheiro e eu fiz e nunca consegui meu empréstimo que eu era Como o que está acontecendo comigo, porque eu precisava de dinheiro urgente para comprar uma casa porque, se eu não conseguir uma casa em breve, meu senhor vai dirigir a família e a minha família longe de seu empréstimo, então eu precisava obter o meu. Quando eu estava pesquisando novamente eu vi essa empresa Patricia Kingsman, eu vi muitas pessoas testemunharam sobre esta empresa que a empresa é verdadeiramente ótima, então no início eu tive medo de aplicar porque eu fui enganado 2 vezes, então eu disse pra mim me deixa tentar e veja se esta empresa era real, então eu apliquei. Quando eu apliquei, eles me disseram tudo o que eu precisava fazer, eu ainda estava com medo, mas eu confiei neles e eles me asseguraram que em 8 horas eu ia estar com meu empréstimo que eu queria para o meu empréstimo e nos meus olhos eu revivei um alerta do meu banco que havia uma soma de 200 mil euros na minha conta bancária e fiquei muito feliz por algum tempo atrás, a empresa me ligou e perguntou se eu recebi meu empréstimo e eu disse que sim e o agradeço e como eu estou escrevendo esta mensagem na internet agora esta empresa também ajudou meus 2 irmãos para que qualquer pessoa, se você precisar de um verdadeiro empréstimo, Patricia Kingsman é a empresa certa para se candidatar. No caso de você precisar de dinheiro, você só pode contatá-los por correio ou whatsapp e o endereço de e-mail é patriciakingsman.loans2016@gmail.com. Agradeço a todos os que rad my mensagem e ser seguro e aplicar a partir desta empresa, porque você será feliz com eles.
De jose matheus Giliard Alef a 30 de Setembro de 2017
Meu nome é jose matheus Giliard Alef sou do brasil e moro com minha família em São Luís. Eu quero escrever para a internet que se você precisar de um empréstimo real Patricia Kingsman é a empresa de empréstimo real que dá empréstimo eu solicitei um empréstimo desta empresa na semana passada sexta-feira e acabei de receber meu empréstimo deles hoje para todos, se você precisar de um empréstimo real sem ser enganado, esta é a empresa certa para se candidatar, daí a empresa é realmente excelente e eles são reais, tantas pessoas que foram enganadas se você precisa de um empréstimo sem ser enganado, esta é a empresa real que dá empréstimos eu solicitei um empréstimo desta empresa, Patricia Kingsman, e recebi meu empréstimo hoje, para que qualquer pessoa em todo o mundo, se você precisar de um verdadeiro empréstimo, localize essa empresa e tenha a certeza de que essa empresa vai colocar um sorriso no seu rosto. a empresa pode ser contatada via correio ou whatsapp, o endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com e o número do whatsapp é +2348165719944. Obrigado a qualquer um que leia esta mensagem, esta empresa não sabe, estou fazendo isso, estou fazendo isso apenas para pessoas que precisam de um empréstimo real para serem seguras.
De Fábio João Pedro a 30 de Setembro de 2017
Meu nome é Fábio João Pedro e eu sou de Portugal. Eu vivo em uma cidade pequena, se Valencia. Tem procurado um empréstimo on-line, uma vez que não consigo obter um empréstimo do meu banco e só achou pessoas me encher de dinheiro. Na semana passada, fiquei enganado por uma empresa de empréstimo e Deus sabia que estava pronto para acabar com minha vida, mas eu disse para mim mesmo, deixe-me tentar e ver se eu vou ver uma empresa honesta que estava pronta para ajudá-lo. Então eu me estabeleci e busque uma empresa e eu leio tantos bons comentários sobre esta empresa, Patricia Kingsman e eu disse, deixe-me candidatar e ver se eu terei sorte como outras pessoas com medo, mas eu dei-me uma chance e eu apliquei Para um empréstimo de 80.000,00 euros, expliquei a esta empresa que fiquei enganado e eles me disseram para não se preocupar que eles o ajudarão a ter ajudado muitas pessoas do meu país antes. Então eu dei a essa empresa uma chance e eles me asseguraram que em 8 horas eu ia estar com meu empréstimo, eu não acreditava, mas eu esperei meu empréstimo. Exatamente às 8 horas, recebi um alerta das minhas costas que minha conta foi creditada com 80.000,00 euros. Tudo graças a Patricia Kinsgman. Esta empresa é enviada por Deus. E eu fiz uma promessa para mim que eu vou testemunhar essa empresa sobre como eles me ajudaram, esta empresa não sabe, estou fazendo isso agora, estou dizendo às pessoas na internet como eles me ajudaram para que todos se você precisa de um empréstimo real Patricia Kingsman é aqui para ajudá-lo a não ser enganado por pessoas falsas que se agridem para ser credor. Eu quase esqueci que você só pode entrar em contato com esta empresa via e-mail ou whatsapp e os dados de contato são patriciakingsman.loans225@gmail.com whatsapp é +2348165719944. Esta empresa é real e verdadeira para que qualquer pessoa que lê esta mensagem e esteja interessada em contatar esta empresa porque eles são os únicos que podem

ajuda a resolver seus problemas.
De Sofía Ximena Jimena a 30 de Setembro de 2017
Patricia Deus vai abençoar você e sua empresa

Meu nome é Sofía Ximena Jimena. Eu sou de Lisboa, portugal, eu não tenho nada para dizer que alguém que precisa de um verdadeiro empréstimo sem que você seja enganado deve candidatar-se a Patricia Kingsman porque solicitei um empréstimo desta empresa hoje depois de ler muitos comentários bons e maravilhosos sobre essa empresa. Solicitei um empréstimo para pagar minhas dívidas e tudo o que eu precisava era de 50 mil euros, porque também usarei parte desse dinheiro para pagar as taxas escolares dos meus filhos. Como eu estou escrevendo isso na internet agora eu acabei de receber meu empréstimo desta empresa hoje e estou tão feliz que nunca acreditei que seria sempre feliz novamente porque eu passei por muito e agradeço a Deus por Patricia Kingsman Deus a abençoará e sua empresa por colocar um sorriso no meu rosto. Então, qualquer pessoa ao redor do mundo de Portugal e outros países que precisam de um empréstimo, seu ajudante está aqui e a empresa é Patricia Kingsman, qualquer pessoa que solicitou a empresa de empréstimo Patricia Kingsman não terá nenhum problema porque você receberá seu empréstimo exatamente o tempo que ela lhe diz. o endereço de correio da empresa é Patriciakingsman.loans225@gmail.com

Mais uma vez, Deus o abençoe Patricia Kingsman e que você viva por muito tempo para continuar a ajudar as pessoas.
De Maria a 15 de Outubro de 2017
Sou uma mulher de negócio Portuguesa e ofereço empréstimos de dinheiro às pessoas na necessidade. Ofereço empréstimos à parte de 5000 € à 5.000.000 € para todas as pessoas e sociedade na necessidade de um empréstimo. contacta pelo meu endereço email para todos os necessidade de dinheiro. Eis o vosso endereço email. ( eduardamaria@iol.pt )
De Maria a 15 de Outubro de 2017
Bom-dia Senhoras e Senhores.
Sou uma mulher de negócio que oferece empréstimos de dinheiro às pessoas na necessidade de um empréstimo urgente. Esta oferta é destinada à população de Portuguesa e a grande empresa. A pátria de 5.000 € até à 5.000.000 € para todos os pedidos sobre 3% de interesses. Pessoas privado, empresa e outro, contacta pelo meu endereço email e terá a solução à vossa preocupação. ( eduardamaria@iol.pt )

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links